quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Alfabetário


Ter o alfabeto exposto em sala de aula é fundamental para as turmas dos anos iniciais. Ele será usado como referência para as atividades de leitura e escrita. Então não basta estar na parede, tem que usar.
Imprimi o alfabeto em letra de imprensa maiúscula, bem basicão, e vamos inserir coletivamente o nome dos alunos de acordo com a letra inicial. O meu já está lá penduradinho na parede. Nesses dois dias de aula já usamos em atividades variadas. E devemos utilizar MUITO este ano, pois pela minha sondagem com os 8 alunos que apareceram tenho 1 alfabético e 7 pré-silábicos, ou seja, muuuuuuito trabalho com as letras do alfabeto, letra inicial dos nomes, alfabeto móvel.
2010 promete!!!

Embora os pais resistam a questão de utilizar inicialmente só letras de imprensa maiúsculas, essa letra é de total importância nesse inicio, pois encontramos em vários gêneros e suportes literários esse tipo de letra. O mundo está recheado delas. Outro ponto positivo é seu formato que é de fácil grafia. Portanto se os pais reclamarem explique o objetivo de se trabalhar com esse tipo de letra inicialmente.

Mas para as turmas de segundo ano em diante já é importante introduzir as de imprensa minúscula e também a cursiva (para alívio dos pais desesperados, rs).
Segue abaixo alguns exemplos de alfabetários que podem ser adaptados de acordo com a necessidade da sua turma.





























* Com personagens de desenhos:

























* De dobraduras:


























Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails