domingo, 7 de fevereiro de 2010

África


Esse ano não vai se falar em outra coisa: África.
Espero que não seja apenas como o "tema do momento" por conta da copa do mundo, mas sim um tema que TEM QUE ser trabalhado o ano inteiro, todo ano.
Eu já sabia da lei 10639/2003 que diz
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira."

Mas acho que isso continuou restrito as aulas de História do Brasil, escravidão, princesa Isabel. Zumbi só é lembrado no dia da Consciência Negra e olhe lá. Questões religiosas também atrapalham, pois existe o preconceito com as religiões de origem africanas. É um assunto polêmico, mas que deve ser tratado pois faz parte da história, da nossa sociedade.
Não podemos tapar os olhos e fingir que não existe o preconceito. Existe sim.
Os alunos de escola pública são formados também por alunos afrodescendentes que não se vêem representados de forma satisfatória nos livros de história, ainda existe o preconceito na mídia, embora já exista aquela "cota" de negros em novelas e propagandas, as meninas negras continuam brincando com suas bonecas loiras dos olhos azuis, ou seja, muita coisa precisa mudar. Mas precisa começar por nós.
Professor(a),
Você já incluiu a cultura afro-brasileira e indígena no seu planejamento fora das datas comemorativas???????? Pense nisso!

Estudar sobre o tema, participar de palestras, discussões sobre o tema ajuda a ampliar nosso olhar.

Vou postar mais coisas sobre esse tema e meu planejamento.

bjs!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails