terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Tem que ter





É claro que durante as férias a gente acaba pensando no que deu certo, no que não deu tão certo e tenta se programar para o próximo ano letivo.
Comecei primeiro a esboçar o que não pode faltar na sala de aula.
"Tem que..." Palavras de Olga.
Na minha sala não pode faltar:
* Cardápio
* Calendário
* Alfabeto
* Cantinho da leitura
* Varal de notícias
* Cantinho com jogos

O cardápio pode gerar várias atividades de leitura e escrita.
Já fica como atividade permanente.
Meus alunos adoravam, me cobravam quando esquecia.
Era uma lista com todos as comidinhas que geralmente tinham no cardápio e eles tinham que ler e riscar (a lista era coberta de contact). E aí começavam a tentar, e a errar, e a pensar e os coleguinhas ajudavam, e acertavam ou erravam também, mas o crescimento era de todos.

Eu comecei a fazer o calendário junto com eles, mas tinham muita dificuldade. Dificuldade de orientação de preenchimento, não saber sequencia numérica e etc.
Então fiz um calendário grande e todos os dias perguntava que dia da semana, do mês era.Quantos dias faltavam pra tal evento e por aí foi.
É positivo também como atividade permanente, pois o calendário usa numerais de 1 até 31 para que eles possam guardar a sequencia numérica.
Gera várias atividades que acabam entrando em outras áreas fora matemática e português.


]

Vou continuar postando minhas idéias pra esse ano de 2009.

Um grande abraço!!!!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails