quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Minha turma em quadrinhos

Segue abaixo o projeto da minha turma de primeiro ano do Ensino Fundamental :
“MINHA TURMA EM QUADRINHOS”
A escolha do projeto foi baseada no pouco conhecimento inicial da turma 1ª etapa A no gênero textual das histórias em quadrinhos e no pouco gosto pela leitura.
Nossa escola fica situada no bairro da Chatuba, em Mesquita, Rio de Janeiro numa comunidade com pouco poder aquisitivo, em que muitas casas não têm o ambiente letrado, proporcionando poucas experiências de leitura e escrita para as crianças. Durante o 2º bimestre do ano de 2008 foi inserido no roteiro semanal um dia da roda de leitura para a história em quadrinhos através de transparências, xerox de histórias e o próprio gibi. Aproveitando a época de festa junina comecei com o gibi do Chico Bento, lendo e discutindo o contexto e características caipiras dos personagens. Na volta do 3º bimestre comecei a ler com eles os gibis da turma da Mônica.
Logo houve uma identificação das crianças com o universo infantil da “Turma da Mônica”, o que proporciona trabalhar também com outros gêneros textuais além da história em quadrinhos. Os recursos visuais, o texto coloquial escrito só em letras maiúsculas , as onomatopéias, ajudaram muito na interpretação, antecipação do enredo, atribuição de sentidos em ações e emoções que se passam nas histórias.
Nossa escola não possui sala de leitura ou biblioteca (mas deve ter no próximo ano após a obra que está sendo realizada). A escola não possui um gibi. Por isso organizei uma campanha de doação entre os alunos da sala para montarmos uma gibiteca na sala. A arrecadação foi pouca, somente 6 gibis que foram complementados com 10 que eu levei. Os gibis são emprestados para os alunos lerem na sala.
· TEMPO ESTIMADO DO PROJETO: 2 MESES.

· AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:
- Poucos alunos da turma sabiam o que era gibi ou histórias em quadrinhos.
- Poucos já haviam lido.
- Não tinham conhecimento de como ler (sentido que seguem os quadrinhos e falas), balões diferentes, onomatopéias.
- Pouca segurança para ler sozinho.
* OBJETIVOS:
- Formar leitores e produtores de textos.
- Estimular o prazer de ler.
- Ativar conhecimentos prévios por meio da leitura de imagens e símbolos;
- Fazer leitura e análise de imagens e extrair do contexto.

* CONTEÚDOS:
- Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
- Produção de histórias em quadrinhos.
- Produção coletiva de cartas e convites.
- Leituras coletivas de histórias.
* ETAPAS:
- Uma vez por semana utilizar transparências com histórias da turma da Mônica no retroprojetor para o momento da leitura por prazer. Apresentar de forma a mostrar a sequência de como se lê gibis, seguindo os quadrinhos e levar os alunos a atentar para as expressões fisionômicas dos personagens, dos balões e onomatopéias com a finalidade de que ele possa antecipar e inferir as informações do texto.
- Conversar com a turma sobre como seria fazer um gibi. O que seria necessário. O que tem no gibi. As características das histórias em quadrinhos e seus personagens.
- Formar uma mini-gibiteca na sala que era utilizada após terminadas as atividades do dia.
- Fazer uma lista com o nome dos personagens da turma da Mônica e partir desse tema para várias atividades de leitura e escrita.
- Em grupo criar histórias que posteriormente serão usadas para escrever e ilustrar para a montagem de um gibizão.
- Desenvolver uma campanha de arrecadação de dinheiro para a compra de gibis, para formar uma gibiteca para o uso de toda escola. Essa arrecadação será feita através da venda de cartelas de adesivos. Da colaboração dos professores e demais funcionários da escola. E também da doação de gibis.
- Escrever uma carta coletiva para os alunos de outras escolas com o objetivo de pedir doações de gibis.
- Ler notícias sobre a Mônica retiradas do seu site oficial.
- Durante a semana da Feira Literária todas as turmas devem escolher um autor para defender que seu nome seja escolhido para a nova sala de leitura da escola.
Minha turma irá divulgar e defender a candidatura do Mauricio de Sousa. Faremos uma roda de leitura em que toda escola passará para conhecer um pouco do Maurício e das histórias da Turma da Mônica. Meus alunos lerão e ajudarão os alunos de outras turmas a lerem as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
- Confeccionar convite para que os pais e a comunidade escolar possa comparecer no lançamento do gibizão da 1ª etapa A.


* AVALIAÇÃO
A avaliação está será feita através da observação e registro de observações e participações dos alunos durante a resolução de situações-problema, sugestões de como realizar as atividades, de como se propõe a escrever e a ler, de seus hábitos de leitura.


Abaixo imagens do desenvolvimento do projeto:

* Leitura de gibi por prazer. Uma vez por semana foi dedicado a leitura de histórias em quadrinhos.


* Logo eles se identificaram com o universo infantil da Turma.




* Lista dos personagens. Sempre que aparecia um personagem diferente nas histórias eles iam procurar e marcar o nome na lista. Boa atividade de leitura.




* No dia da roda de gibi a leitura era feita em transparências para iniciá-los ne leitura das histórias em quadrinhos e chamar atenção deles para as características desse tipo de texto.





* Após discutirmos a proposta de fazer o gibizão, eles foram separados em grupos para que pudessem criar as histórias. Alguns contaram histórias já lidas, então tiveram que pensar em algo novo. Eles me contavam a história e eu fui a escriba, para posteriormente eles criarem os desenhos e falas.



* As histórias ficaram muito legais. E durante todo processo foram feitas intervenções na escrita para que pudessem escrever melhor respeitando também o limite de cada um.















* Com o tema "Turma da Mônica" trabalhamos com outros tipos de texto como a letra da música "Mônica".
Atividades com texto de cor.

* Montagem da música em tiras.

* Escrevemos coletivamente uma carta para os alunos do CAP-UERJ pedindo doações de gibis.
Fui a escriba.


* Posteriormente eles também foram escribas copiando para o papel que será entregue aos alunos do CAP.



* Aqui estou "vendendo" a idéia da gibiteca para as professoras da escola, para fazer com que possam colaborar no projeto.


* Foi uma tentativa de envolver a escola. Conversei com as professoras, fui de sala em sala nos dois turnos conversar com os alunos e também foi conversado com os funcionários de apoio.


* Dia da minha turma fazer a "propaganda eleitoral" do Mauricio de Sousa. Para que o nome dele seja escolhido para a nova sala de leitura.
Para isso fizemos uma roda de leitura em que todas as turmas da escola passaram para conhecer um pouco do autor e algumas das histórias da Turma.

Um comentário:

Natania Nogueira disse...

Tudo muito lindo, parabéns Aline!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails