domingo, 15 de março de 2009

Atividades da semana - Março

No inicio do ano falei que iria trabalhar com o tema "Animais".
Pra começar planejei trabalhar com fábulas. Então na semana passada foi apresentada a proposta pras turmas (com os alfabéticos do segundo ano e o terceiro ano) o produto final será um livro de fábulas pra presentear a turma de primeiro ano e ainda fazer uma leitura para esses alunos.
Comecei lendo "A cigarra e formiga" de Esopo e depois de La Fontaine. Muitos já conheciam a história. Discutimos as diferenças nos finais, o jeito de escrever (prosa/poesia), os autores, características das fábulas...



Comecei lendo algumas fábulas durante a semana primeiro para ampliar o repertório deles e depois para fazê-los atentar para as características do gênero.




E também "O menino que mentia".

Aproveitei pra trabalhar ortografia. Após ler e analisar o texto "A raposa e as uvas" que estava num cartaz fomos retirando texto palavras com r(forte/brando) e rr e fomos discutindo porque em algumas palavras aparecia com um r só, que som que fazia e etc, etc. E depois fizemos a atividade abaixo:


Enquanto os alfabéticos do segundo ano faziam atividades sobre fábulas os não-alfabéticos faziam outras atividades como a parlenda e nomes da turma(ex:lista de 4meninos e 4 meninas da turma).





Não é nada fácil numa turma de 30 alunos, sem espaço físico realizar essas atividades, mas vou me desdobrando pra realizar as intervenções e fazê-los pensar.

Para essa semana vou retomar as atividades com r/rr e continuar lendo fábulas. Deve ter reunião com os pais essa semana e vou além de apresentar a proposta do que está acontecendo na sala e o que pretendemos, vou ampliar para que eles comecem a levar as fábulas para casa para no dia marcado eles lerem na sala. Praticar a fluência na leitura.
Muitas emoções...rsrsrs




Uma grande semana para todos!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails