Não tem como iniciar o ano letivo principalmente de uma turma de primeiro ano, sem trabalhar sistematicamente com o alfabeto, portanto aqui vão umas dicas preciosas do Projeto Toda Força ao 1o Ano: guia para o planejamento do professor alfabetizador
"O ALFABETO
Conhecer os nomes das letras é fundamental para os alunos que estão se
alfabetizando, pois em alguns casos eles fornecem pistas sobre um dos sons
que elas podem representar na escrita. Além disso, os alunos têm de conhecer
a forma gráfica das letras e a ordem alfabética. Essa aprendizagem, porém, pode
ocorrer de forma lúdica e divertida por meio de jogos, parlendas e adivinhas.
Você pode:
* Afixar as letras do alfabetário junto com os alunos, transformando esse
momento de organização do espaço da sala de aula também em um momento
de aprendizagem.
* Fazer uma ficha com o alfabeto completo em letra bastão para que os
alunos a colem em seu caderno.
* Fazer um marcador de livro ou ficha avulsa com o alfabeto completo para
que possam consultá-lo sempre que precisar.
*Organizar atividades de completar as letras do alfabeto, utilizando suportes
variados: o alfabetário afixado na sala de aula, cobrindo algumas das
letras com um pedaço de papel e/ou uma tabela com a seqüência do
alfabeto incompleta (produzida no computador ou mimeografada).
*Propor que os alunos analisem quais são as letras que compõem seu
nome, os nomes dos colegas e o do professor. A atividade poderá, inicialmente,
ser feita de forma coletiva, e, depois, com os alunos reunidos em
duplas ou em grupos. Comece escrevendo seu nome na lousa e, junto
com a turma, analise quais as letras que o compõem. Mostre quais são
essas letras, destacando aquelas que aparecem mais de uma vez. Depois,
em duplas, os alunos deverão analisar quais letras fazem parte do
próprio nome, utilizando como suporte o crachá.
*Ensinar os alunos a “cantarolar” o alfabeto, de modo que memorizem a
seqüência das letras, ainda que não conheçam sua forma gráfica. Esse
procedimento vai ajudá-los a reconhecer os nomes das letras, facilitando
a aprendizagem. Recitar parlendas que envolvem o alfabeto também
é uma ótima estratégia. As atividades com o alfabeto devem acontecer
apenas enquanto houver alunos que não sabem os nomes das letras.
Depois disso, elas perdem a função."
Projeto Toda Força ao 1o Ano: guia para o planejamento
do professor alfabetizador – orientações para o planejamento
e avaliação do trabalho com o 1o ano do Ensino Fundamental
/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME / DOT,
2006.
**Aconteceu em 2009
Aconteceu durante o mês de março. O aluno pulava corda cantando "suco gelado" quando errava na corda na letra que estava ele tinha que dizer um nome que começasse com a tal letra.
Depois iam ao quadro ler e tentar ajustar o que estava dizendo ao que estava escrito. E acontecia outras atividades de "caçar" alguma palavra da parlenda, descobrir qual palavra estava faltando e etc. Eles adoraram e já está no meu planejamento de 2010 essa atividade.
Mil bjs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário